Estado Cidadão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Proposta de Ciro Gomes traz a CPMF do mundo dos mortos

Proposta de Ciro Gomes traz a CPMF do mundo dos mortos
Rafael Cardoso
mai. 7 - 3 min de leitura
000

Proposta de Ciro Gomes traz a CPMF do mundo dos mortos! Em entrevista ao Estadão, Mauro Benevides Filho, responsável pelo plano econômico de Ciro Gomes, defendeu também tributar lucros e dividendos e aumentar a alíquota do imposto sobre herança.

Enquanto surge um movimento de legisladores em aprovar uma reforma tributária mais real com a nova realidade do brasileiro, surge este comentário sobre a ressurreição da CPMF levantando suspeitas de investidores, empreendedores e cidadãos.

É notório e conhecido que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo. Além disso, a carga tributária afeta muito os brasileiros porque as tarifas e encargos sobre produtos e serviços são, diretamente, repassados no preço final do consumo. Quem paga a conta? Quem consome e faz a economia girar.

Quando se fala em possibilidades de aumentar a carga tributária, é simplesmente se descolar completamente da realidade da nossa economia. Como assim? É terrível e irresponsável sinalizar isso, inclusive para a sustentação do modelo atual econômico. Como o Brasil será competitivo se ele é estrangulado pelo seu governo nas entranhas da economia com altos tributos?

Exemplo disso é a gasolina. O litro sai da refinaria para comercialização custando em torno de 1 real e alguns centavos. O governo brasileiro taxa este litro com mais do que o dobro sobre o valor do produto para o brasileiro. O que acontece? Temos uma bizarra carga tributária repassada ao consumidor final. E o brasileiro paga a conta de tantos tributos, que se levarmos em consideração a engenharia praticada atualmente, temos pago impostos em duas ou até três vezes para o mesmo fim.

Como alguém pode propor mais taxação de impostos ainda? Esta pessoa não consegue perceber a sangria direta que a corrupção traz para dentro do DNA deste governo? Caso houvesse a vontade política para estancar a hemorragia interna, com dinheiro vazando por todos os buracos de um organismo lotado em uma UTI, poderia ser a solução. Óbvio que sim!

Não dá pra aceitar este tipo de coisa. Não dá! Falar em aumento de impostos faz o brasileiro de bobo, e num grau superior ao tolerado. Parece que esse exercício de tolerância está sempre propondo desafios maiores para a nossa tolerância. Há de acontecer um dia de nossa resiliência cidadã estourar e o povo novamente tomar as ruas para um novo impeachment, no entanto, não de presidentes eleitos, mas de candidatos ainda em campanha.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você