Estado Cidadão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ciro Gomes é doido ou triste?

Ciro Gomes é doido ou triste?
Rafa Cardoso
set. 22 - 4 min de leitura
000

Ciro Gomes levanta dúvidas do cidadão brasileiro. Isso porque ele consegue encantar cobras com suas propostas populistas e assustar o mesmo por conta de sua forma de se expressar em ambientes públicos aos olhos de todos.

Então por que Ciro Gomes xinga Bolsonaro com tanta veemência no vídeo veiculado nesta sexta-feira nas redes sociais?

Ciro Gomes, neste sprint final, parece que quer seduzir a população por conta de uma forma mais incisiva de se comunicar criticando os seus adversários eleitorais. No entanto, tal como um jogo de futebol, ele se comporta como um torcedor que fomenta o ódio aos seus pares, principalmente, demonstrando seu lado passional ou destemperado.

Ciro Gomes é inteligente

Estrategista nato, Ciro Gomes lê a composição das pesquisas eleitorais, e propositalmente, assume o lado radical de forma planejada. Há, com certeza, aqueles que acham Ciro demonstrar seu destempero ou sua fragilidade sobre sua personalidade. No entanto, essa perspectiva é tão ingênua quanto acreditar que o apoio do centrão poderia ser relevante nestas eleições ao ponto de virar notícia tal como virou.

Perceba que Ciro Gomes está além desta leitura frágil, rotulando ele como passional, destemperado ou despreparado. Pelo contrário, assim como ele demonstra propostas populistas, inteligentes até - pois vira manchete e fato de marketing orgânico, Ciro Gomes mostra como sabe jogar no tabuleiro eleitoral.

Inclusive, ele não se constrange em mudar ideias, estratégias, valores, moralidade ou ética. Isso é visível no registro que neste final da semana surgiu nas redes sociais.

Ciro Gomes sabia que estava sendo filmado. Ele fez esse pronunciamento sabendo que estava fazendo. E julgar essas atitudes como uma reação emocional ao contraponto é desmerecer a nossa inteligência.

Ciro Gomes é um estrategista que tem um alvo

Ciro Gomes xinga Bolsonaro no vídeo demonstrando certa espontaneidade. Aliás, Ciro também pode ter provocado este tipo de situação achando que a divulgação deste vídeo pudesse fazer ele se aproximar do eleitor que tem grande rejeição pelo capitão da reserva. Logo, entender que este vídeo é um flagra, mostra que os analistas políticos são tão ingênuos quanto o cidadão.

Ao fazer este tipo de vídeo, Ciro Gomes demonstra que tem um alvo, ou seja, o eleitor que está registrando raiva pelo Bolsolaro

Analistas políticos precisam melhorar suas percepções. Isso porque Ciro Gomes vê os dois radicais, levando em consideração esse radicalismo provocado pela temperatura de suas comunicações e não por posições ideológicas, candidatos que estão na frente dele em pesquisas eleitorais usarem esta forma para potencializar e seduzir os eleitores insatisfeitos.

Ciro Gomes não é burro. Ele é inteligente, logo, não é doido. No entanto, Ciro parece triste. Isso porque é uma pessoa que poderia contribuir se tivesse coerência em sua articulada forma de se comunicar. Ele tem peso sim dentro do espectro político. Mas política não se faz, hoje em dia, com a velha forma de fazer política.

Álvaro Dias também erro no tom e na coerência ética

Outro candidato que também tenta subir o tom, faz a mesma coisa, pois erra na forma de se comunicar e demonstra grande incoerência. Inclusive falamos disso no Broadcast Estado Cidadão (programa que é transmitido todo dia de segunda a sexta sempre às 18h pelo Facebook e YouTube).

Neste episódio, a bancada do Broadcast Estado Cidadão discutiu a capacidade dos políticos não demonstrarem coerência nem com aquilo que chamam de ética.

Dentro da transmissão do broadcast Estado Cidadão, assistimos a um vídeo também como registro amador de uma opinião contundente de Álvaro Dias sobre Bolsonaro, dois dias depois que rasgou elogios e ressalvas positivas ao candidato do PSL em benefício de sua recuperação no leito hospitalar. A diferença desta situação em relação a Ciro Gomes é que o candidato do PODEMOS mostra como é uma pessoa de fragilidade.


Leia também:

Por que Bolsonaro está subindo nas pesquisas eleitorais?

A insólita candidatura do PT nestas eleições 2018

Fato: Bolsonaro está no segundo turno - Problema: qual é o propósito disso?

Como escolher o melhor deputado nestas eleições 2018?


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você