Estado Cidadão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A falência das eleições 2018 no Paraná

A falência das eleições 2018 no Paraná
Rafael Cardoso
set. 11 - 4 min de leitura
000

 

As eleições 2018 se tornaram um movimento falido para qualquer esperança na política paranaense. Isso porque tudo está correlacionado ao movimento que as autoridades federais fizeram hoje diante o poder político e as forças políticas majoritárias por décadas.

Se você ainda não entendeu, pode esperar pelos desdobramentos que ocorrerão nos próximos dias interligando os principais protagonistas das eleições 2018. Poucas perspectivas são encontradas num futuro próximo. Afinal de contas, tudo que representa poder político no Paraná está interligado para construir uma linha secular hegemônica nos paranaenses.

A falência é a realidade depois que compreendemos os movimentos políticos que construíram este processo eleitoral. Agentes contrários que poderiam representar uma ruptura de forças, acabou sendo neutralizado antes mesmo se ser aberta as inscrições para as chapas a serem atuantes nestas eleições 2018.

Quem poderia ser a solução não pode ser solução

João Arruda, candidato pelo MDB ao governo do Paraná, protagonista que poderia contrapor o movimento em prol de continuidade da herança política vigente por décadas, acabou levando uma pedrada no seu teto de vidro.

Ele é genro de Joel Malucelli, um dos alvos da Lava-Jato com prisão decretada, porém, em viagem pela Itália. João Arruda, portanto, quando desferiu críticas relativas a conduta do ex-governador, provavelmente, ainda não tinha a informação deque o sogro também estava ligado ao balaio do governo do PSDB, principalmente na época da reeleição de Beto Richa, em 2014.

Como compreender João Arruda ser solução se ele está ligado com laços tão íntimos a Joel Malucelli?

Outra solução para as eleições 2018 seria Dr. Rosinha. No entanto, o candidato do PT corrobora fielmente toda a estratégia que tumultua as eleições para presidente com a persistente candidatura inviável de Lula. Além disso, a dificuldade em associar seus projetos com as demandas mais emergenciais da população é expressiva. Por isso, Dr. Rosinha não consegue também se tornar vetor de alguma mudança.

Dr. Rosinha também faz parte de um grupo político que já foi desmantelado pelas ações da Lava-Jato. Alguns dos barões petistas estão condenados, inclusive, o principal candidato da legenda nestas eleições 2018. Isso faz com que o PT também não consiga encantar o eleitor ainda indeciso e ainda mais angustiado com as revelações de hoje.

Outro candidato que poderia ser protagonista de uma mudança drástica na perspectiva do poder político, seria Ratinho Jr. Infelizmente, ele fez parte do governo de Beto Richa. Porém, sustenta o argumento que fez parte do lado bom do governo, principalmente porque a secretaria que ele administrava conseguiu realizar obras importantes. Quais? Não sabemos ao certo o que ele chama de obras importantes. No entanto, foi com esse poder que Ratinho Jr. costurou um grande poder de apoio para sua candidatura perante muitos e muitos prefeitos e vereadores do Paraná.

Ratinho Jr., apesar de tentar se descolar do governo, não consegue se distanciar tanto assim. Hoje é bastante delicado compreender essa aproximação até porque grande parte de sua assessoria de comunicação solta notas afirmando que Ratinho não fez parte deste governo encarcerado. Resta saber como estas informações serão sustentadas com as investigações das frentes de trabalho da justiça.

A falta de interesse do cidadão nestas eleições 2018

A falta de interesse pode ser ainda mais após estas revelações perturbadoras das ações relativas à Lava-Jato e ao Gaeco. O que se pode já entender é que o núcleo duro do governo tucano foi preso hoje e revelou a profundidade dos problemas de corrupção no Paraná.

O aparelhamento político é generalizado e pode ainda também envolver outros protagonistas. Além disso, também podemos ter uma mudança drástica nas principais candidaturas para deputado federal e estadual, uma vez que o PSDB luta para reeleger.

Há de se entender os desdobramentos do dia de hoje perante o cenário político do governo do Paraná.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você